domingo, 18 de setembro de 2011

Estruturas de Molas - Molas Bicónicas

É o tipo de estrutura com mais anos de existência, a que mais se fabrica, a mais económica, a que proporciona menos adaptabilidade ao utilizador e das que apresenta menor tempo útil de vida.
As molas bicónicas, também apelidadas de molas bonnel ou ortopédicas, são fabricadas com varão de aço que pode assumir diferentes diâmetros de acordo com a firmeza que se pretende dar ao conjunto. Todos os componentes da estrutura estão unidos, o que provoca a transmissão de vibrações pela mesma. 

A quantidade de molas por metro quadrado também varia muito entre fabricantes. A altura mais utilizada neste tipo de estrutura varia entre os 16,5 e os 17 cm, ainda que possa assumir também em certos casos a chamada "mola baixa" que mede aproximadamente 10 cm altura. Existe ainda a "mola estirada" que os fabricantes utilizam para incrementar a altura do colchão, evitando assim acrescentar camadas de conforto para o fazer. Logo, se conclui facilmente, que nem sempre o colchão mais alto é melhor ou mais confortável. 

O interior da estrutura de molas é completamente oco, o que facilita de certa forma a ventilação do colchão, no entanto há um contra, ao longo do tempo de vida do colchão vão-se alojar bactérias, micro-organismos e/ou pequenos insectos dentro do colchão. 

Toda a periferia da estrutura é contornada por um varão de aço que usualmente apresenta uma espessura de 5 mm e que permite unir todos os elementos que a compõe. Alguns fabricantes retiram esse varão periférico, substituindo-o por uma caixa de espuma (box), aumentando assim o conforto do utilizador quando se senta na berma do colchão.
É usual apelidar de "ortopédicos" aos colchões que utilizam este tipo de mola, este será um dos assuntos a desenvolver brevemente neste blog.

1 comentário:

  1. Oi, eu pretendia comprar um colhão, mas não sei a diferença entre o Master Nanolastic da Ortobom e o Physical Spring da mesma marca

    ResponderEliminar