Hoje vamos classificar os diversos tipos de camadas de conforto disponíveis no mercado, espumas de poliuretano, visco-elástica e látex.
As espumas de poliuretano existem com diversas densidades e podem ser de alta, média ou baixa resiliência. A resiliência é medida aplicando uma força vertical sobre a espuma e medindo o tempo de retorno da espuma à posição anterior. As espumas de poliuretano normalmente utilizadas nas camadas de conforto são de média/baixa resiliência e com densidades que variam entre os 20 e os 40 kg/m3. Estas espumas são fabricadas com derivados de petróleo e são as mais económicas para este fim.
A visco-elástica é uma categoria de espuma de poliuretano de muito baixa resiliência, ou seja, demora mais tempo a retornar à posição normal. A espuma de visco-elástica permite aliviar a pressão que é exercida sobre os vasos sanguíneos, normalizando assim a circulação do sangue e a respiração durante o sono.
O látex é dos melhores materiais para utilizar em camadas de conforto, sendo necessário sempre avaliar correctamente do tipo e da qualidade do látex que é utilizado. Existem inúmeras variantes deste material, destacando-se o climalátex, fabricado pela empresa Belga Artilat. O látex possui por natureza características de evacuação de humidade, anti-alérgicas, anti-sépticas e anti-bacterianas.
Sem comentários:
Enviar um comentário